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XC40 completa linha de SUVs da Volvo

    

 



Utilitário esportivo da marca sueca XC40 custa a partir de R$ R$ 169.950. 

 



15/04/2018 - Texto: Autoline | Foto: Divulgação


Jaguar controlado pelo relógio

O Volvo CX40 é o menor SUV da família XC.
  

Durante o lançamento do SUV XC60, no ano passado,  a Volvo antecipou que já estava para sair do forno o menor integrante da sua família de utilitários esportivos: 


o XC40. O modelo acaba de chegar ao mercado brasileiro em três versões: a de entrada XC40 T4 (que custa R$ 169.950), a XC40 T5 Momentum (R$ 194.950) e a top T5 R-Design (R$ 214.950).


Jaguar controlado pelo relógio

As linhas da traseira se equiparam às dos irmãos XC60 e XC90.
  

O XC40 é o primeiro automóvel produzido sobre a plataforma modular CMA na fábrica da Volvo de Ghent (Bélgica). Com a sua chegada, a marca sueca passa a oferecer três SUVs globais. Além do XC40 e do intermediário XC60, a Volvo vende também o XC90, o mais requintado de todos. Em 2017, a Volvo comercializou em torno de 3.500 carros no Brasil, número que ela espera subir para 6.000 unidades graças ao XC40.


Jaguar controlado pelo relógio

As duas verões de motor do XC40 são 2.0, mas com potências distintas.
  

Ao apresentar o XC40, o diretor de marketing da Volvo,  Leandro Teixeira, fez uma curiosa comparação dos SUVs com calçados. “O XC90 é um sapato social, para ocasiões especiais. O XC60 é aquele calçado para o dia a dia. E o XC40 é um sapatênis, que deixa o usuário mais à vontade nos compromissos diários”, diz.

 

Na prática, o Volvo XC40 é um carro mais “na mão” e que agrada o motorista pela agilidade demonstrada no ambiente urbano. Ele mede 4,42 m de comprimento, 1,65m de altura, 1,86 m de largura e 2,70 m de distância entre-eixos, dimensões que garantem bom espaço para as pernas dos ocupantes traseiros. Segundo a Volvo, seus principais concorrentes são Mercedes-Benz GLA, Audi Q3 e BMW X1.


Jaguar controlado pelo relógio

A tansmissão automática é de oito velocidades.
  

O Volvo XC40 é equipado com duas opções de motor: o T4 traz debaixo do capô o 2.0 de 190 cv e torque de 30 kgfm com tração dianteira e câmbio automático de oito velocidades. Já o T5 2.0 é mais forte: 252 cv, torque de 35 kgfm, tração integral e com a mesma transmissão automática.


Jaguar controlado pelo relógio

A lanterna se destaca pelo desenho vertical.
  

O motorista tem à disposição cinco modos de condução, que ajustam parâmetros relacionados à resposta do motor: Eco, que privilegia economia de combustível; Comfort, que prioriza suavidade nas reações do veículo; Off-road, para rodar fora de estrada; Dynamic, para uma condução mais esportiva, e Individual, que pode customizar a configuração de acordo com as preferências do condutor.

 

Uma das marcas conhecidas da Volvo é a central multimídia Sensus Connect, com tela de nove polegadas e que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. O Sensus integra também o Volvo On Call, serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24 horas, auxílio de emergência e localização do carro, em caso de roubo ou furto.


Jaguar controlado pelo relógio

Um dos pontos fortes do interior é a central multimídia Sensus.
  

Em relação à segurança, o XC40 chega ao Brasil com o inovador City Safety, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra outros veículos, pedestres e animais de grande porte.  Outros recursos são alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada e contra impactos laterais e lesões na coluna cervical.


Jaguar controlado pelo relógio

Martelo de Thor, marca registrada do conjunto óptico.
  

O modelo acrescenta ainda controle de cruzeiro adaptativo, no qual o motorista ajusta a velocidade e a distância do carro da frente, e direção semiautônoma de até 130 km/h. A estrutura da carroceria foi desenvolvida para proteger ao máximo os passageiros de todas as colisões e acidentes, incluindo batida lateral e capotamento, além de dissipar por completo a energia nas zonas de impacto dianteira e traseira.