Home > Revista > TAC apresenta versão do Stark

TAC apresenta nova versão do Stark    

 



SUV Stark 4x4 custa a partir de R$ 115.000.



10/06/2018 - Texto: Autoline | Foto: Divulgação

Jaguar controlado pelo relógio

Os chassis de estrutura tubular dão mais leveza e segurança ao Stark.
   
O SUV Stark foi lançado em 2009 pela TAC Motors, empresa brasileira criada com o propósito de desenvolver um jipe 4x4 com tecnologia de ponta, robustez e design de linhas suaves e curvilíneas. Depois de um período sem grandes novidades, a marca volta à carga com a apresentação do Stark 2018, que custa R$ 115.000.
 
A carroceria do Stark tem quatro assentos individuais e é formada por painéis de material composto com fibra de vidro e plástico. O motor 2.3 16V turbodiesel é fornecido pela FTP Powertrain Technologies, maior fabricante de sistemas de propulsão da América Latina.

Jaguar controlado pelo relógio

Os pneus são apropriados para o off-road e o estepe fica preso atrás.
   
O motor rende 127 cv a 3.600 rpm e torque de 30,6 kgfm a 1.800 rpm que, segundo a Tac Motors, proporciona baixo consumo e redução de emissões de poluentes. Na estrada, o 2.3 diesel é capaz de rodar 11 km/l e na estrada chega a 13 km/l.
 
Aliado ao motor 2.3, o Stark vem equipado com câmbio manual de cinco marchas, freios a disco, suspensão independente nas quatro rodas e oito amortecedores. Os quatro chassis tubulares de alta resistência integram a gaiola de proteção e, se for o caso, podem ser facilmente substituídas.

Jaguar controlado pelo relógio

A cabine não tem requinte, mas é confortável.
   
Entre os itens de série o Stark possui direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, cinto com três pontas para todos os ocupantes, farol de neblina, rodas de liga leve, banco traseiro rebatível, retrovisores externos elétricos com luzes integradas e volante com regulagem de altura. Já a lista de opcionais inclui base para instalação de guincho, rack, snorkel, volante de couro e teto solar.
 
Atualmente, a TAC Motors faz o Stark por encomenda, mas a intenção é aumentar gradativamente a produção do 4x4. A empresa afirma que, futuramente, fará lançamentos de outros modelos com design diferenciado.