Home > Revista > SUV Lexus

SUV Lexus com nova versão de entrada 

 



A linha de SUVs compactos da Lexus agora se chama NX 300 e está disponível em mais uma configuração, mais acessível. 

 



02/02/2018 - Texto: Autoline | Foto: Divulgação

Jaguar controlado pelo relógio


A Lexus, divisão de automóveis mais requintados da Toyota, lançou no Brasil a linha 2018 de seus SUVs compactos. Como grandes novidades, a gama passa a ser identificada como NX 300 – em vez de NX 200t – e conta com mais uma versão, a Dynamic, de entrada. Com isso, a configuração Luxury passa a ser a intermediária, enquanto a F-Sport segue como topo de linha.


Esteticamente, a principal novidade está na dianteira, onde a grade foi ligeiramente modificada e agora possui mais elementos horizontais. O para-choque também é novo, com entradas de ar pronunciadas nas extremidades. O resultado agrada, conferindo mais esportividade e ousadia ao visual do utilitário. Na versão F-Sport, o acabamento da grade dianteira é diferenciado, do tipo colmeia. Por fim, o conjunto óptico também ganhou inovações, passando a ser 100% de LED e com novas luzes de curva. Atrás, as lanternas também receberam nova disposição dos LEDs. 


Em termos de dimensões, não houve mudança. Baseado na plataforma do Toyota RAV4, o Lexus NX 300 possui 4.640 mm de comprimento, 1.845 mm de largura, 1.645 mm de altura e 2.660 mm de entre-eixos. Na prática, isso se traduz em um modelo com bom espaço para até quatro adultos e bagagem (o porta-malas acomoda 580 litros), mas relativamente fácil de ser conduzido e manobrado no trânsito pesado. Todas as versões do Lexus NX 300 possuem rodas de liga leve de 18 polegadas. A diferença fica por conta do desenho e do acabamento. Os pneus têm medida 225/60 R18 e são voltados para uso 100% em asfalto.


Jaguar controlado pelo relógio


Por dentro, como era de se esperar, o NX 300 apresenta acabamento de primeira, com revestimento de couro nos bancos em todas as versões. A configuração de entrada Dynamic conta com detalhes de metal texturizado, enquanto na Luxury eles são de madeira e de alumínio na F-Sport. Esta ainda traz bancos esportivos e com acabamento diferenciado, além de pedais de alumínio e o emblema F-Sport no volante. 


As novidades da linha NX 300 2018, porém, são poucas: a posição do descanso de braço central, touchpad (que controla as funções da central multimídia) maior e detalhes de acabamento nas portas e no painel. Por falar em multimídia, a antiga tela de sete polegadas deu lugar a um monitor maior, tanto nas versões Luxury e F-Sport (10,3 polegadas), quanto na Dynamic (8 polegadas). Só não dá para entender o fato de o equipamento não ser compatível com nenhum sistema operacional (Android Auto ou Apple CarPlay). Rádio, DVD e CD player, conexão Bluetooth, câmera de ré com guias e TV (nas versões Luxury e F-Sport) são os recursos disponíveis na central da Lexus. 


Jaguar controlado pelo relógio


Na parte mecânica, o NX 300 conta com motor 4-cilindros 2.0 turbo 16V a gasolina, com injeção direta e duplo comando variável, capaz de entregar 238 cv e 35,7 kgfm. A tração é integral permanente (sob demanda) e o câmbio automático de seis marchas tem opção de trocas manuais por meio de borboletas. Ao volante, o motorista pode selecionar o modo de condução do veículo por meio de um seletor no console. Eco, Normal, Sport e Sport+ (esta apenas na versão F-Sport) são as alternativas que alteram as respostas do motor, proporcionando mais desempenho ou economia. O Lexus NX 300 já pode ser adquirido nas concessionárias da marca por R$ 215.800 na versão Dynamic, R$ 225.400 na Luxury e R$ 246.000 na F-Sport. Não há opcionais.