Home > Revista > Como polir seu carro

Saiba como polir seu carro e deixá-lo novo em folha


Polimento garante proteção à lataria e remove todos os riscos e manchas superficiais.


20/11/2015 - Texto: Autoline | Foto: Banco de imagens
SAIBA COMO POLIR SEU CARRO E DEIXÁ-LO NOVO EM FOLHA

Quem tem um carro e se preocupa com ele sempre ouviu a história da importância do polimento automotivo para deixá-lo brilhando, com cara de novo e acabar com riscos e manchas. Isso é tudo verdade, sim, mas como fazer isso em casa sem maiores dificuldades?


É um processo bem simples, mas é preciso ter atenção e, principalmente, paciência. O primeiro passo é lavar completamente o veículo e secá-lo. A água e a sujeira podem comprometer o resultado do polimento. Também é necessário ter estopa e/ou algodão, cera própria para polimento de carros e silicone líquido.


Uma dica muito importante é que o processo precisa ser feito à sombra, já que o sol esquenta a lataria e resseca o produto aplicado, causando manchas. Essa informação, inclusive, vai de encontro com a dos cuidados com as fezes de aves na lataria do carro, que também deixam manchas quando secam debaixo do sol. Ou seja, sempre que seu carro for atingido por um pássaro, retire os resíduos mesmo que não for lavá-lo. 


O tecido mais indicado para polir o carro é a estopa. Se não possuir basta utilizar algodão. Com um pedaço do tamanho da palma da mão, a cera deve ser aplicada, espalhada e retirada em no máximo 30 minutos. O trabalho deve ser feito peça por peça, ou seja, no capô, depois na porta, aí na tampa traseira e assim por diante. Não existe regra por onde começar, mas geralmente é pelas laterais.


O importante é sempre aplicar e retirar a cera com movimentos em círculos. Isso serve para o polimento manual com estopa ou com a politriz, equipamento próprio para o serviço. Se por acaso a cera atingir peças que não devam ser polidas, cromadas ou emborrachadas, por exemplo, o silicone líquido é o produto indicado para remover os resíduos sem deixar marcas.