Home > Revista > Os mais seguros do Brasil

Os mais seguros do Brasil  






Pesquisa revela quais são os carros com o melhor índice de segurança do país.

  

02/01/2017 - Texto: Autoline | Foto: Divulgação


Gol: número 1 em sinistro


O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi-Brasil) faz, desde 2008, pesquisa sobre o índice de segurança dos modelos mais vendidos do país, baseado nos equipamentos de segurança presentes nos veículos. Eles ganham um valor numérico (quanto menor, melhor a classificação) e a pontuação considera pesos diferentes entre os cinco grupos básicos de itens de segurança existentes nos carros. Os pesos são assim divididos:

  • Segurança ativa: 30%
  • Segurança passiva: 30%
  • Assistência à condução: 20%
  • Assistência à segurança: 15%
  • Proteção ao pedestre: 5%

 

A distribuição leva em conta a importância dos equipamentos e dá mais enfoque para itens de segurança ativa e passiva. Ao todo, o Cevi estudou 47 equipamentos e que podem evitar acidentes ou reduzir os ferimentos dos ocupantes e pedestres. São soluções nas estruturas dos veículos, tecnologias que informam o risco de acidente e até aquelas que evitam situações de risco sem a intervenção do motorista. Confira a definição de cada grupo:

  • Segurança ativa: equipamentos cujo objetivo é evitar o acidente, como freios com ABS, distribuição eletrônica de frenagem e sistema de assistência à frenagem.
  • Segurança passiva: eles têm a função de amenizar os ferimentos aos ocupantes se o acidente for inevitável. Alguns exemplos são as barras de proteção lateral, Isofix (acessório para retenção de crianças no banco traseiro) e airbags.
  • Assistência à condução: auxiliam o motorista por meio de alertas sonoros e luminosos, ou até por imagens, como detectores de faixa e limitador de velocidade.
  • Assistência à segurança: advertem o motorista sobre as condições de uso do veículo, como alerta de uso de cinto para todos os ocupantes e detector de fadiga.
  • Proteção ao pedestre: são componentes que devem amenizar ferimentos ao pedestre em caso de atropelamento, como capô ativo, barra de proteção e airbag para pedestre.


Gol: número 1 em sinistro


No final, o Focus Titanium Plus 2.0 hatch com câmbio automático levou a melhor, mas chama atenção a presença apenas de modelos da Ford e das versões do Jeep Renegade na lista dos dez primeiros colocados do ranking.

 

1º Ford Focus Titanium Plus 2.0 AT hatch – 22 pontos

2º Jeep Renegade Limited Edition – 23

3º Ford Ranger Limited 3.2 Diesel 4x4 AT - 25

4º Jeep Renegade 1.8 - 25

5º Jeep Renegade Longitude - 25

6º Jeep Renegade Sport - 25

7º Jeep Renegade Sport 75 anos - 25

8º Jeep Renegade Trailhawk - 27

9º Ford Focus SE Plus 1.6 hatch - 27

10º Ford Focus SE Plus 2.0 AT hatch - 27


Gol: número 1 em sinistro