Home > Revista > Novo Audi RS 3

Novo Audi RS 3 chega em duas versões   

 



Os modelos mais “nervosos” da gama A3 já podem ser encontrados nas concessionárias da marca por R$ 329.990. 

 



11/02/2018 - Texto: Autoline | Foto: Divulgação


Jaguar controlado pelo relógio

Pela primeira vez, o Audi RS 3 conta com uma versão sedã. O Sportback já é conhecido dos aficionados.

Se você tem um bom dinheiro no banco, pretende comprar um carro novo e está interessado em um modelo com motor potente e visual moderno, mas que não chame tanta atenção, o novo Audi RS 3 pode ser a sua  melhor opção. Já disponível nas revendas da marca no país, o novo esportivo pode ser encontrado nas configurações Sportback (hatch) e na inédita Sedan. 


Jaguar controlado pelo relógio

Grade dianteira com padrão colmeia, pintada de preto, para-choque redesenhado e com entradas de ar maiores são os destaques na parte frontal.

Baseada nos conhecidos A3 (o sedã, inclusive, é montado no Brasil), a nova linha RS 3 exibe visual atraente, com destaque para a grade dianteira do tipo colmeia pintada de preto fosco, o novo para-choque com entradas de ar maiores, as caixas de roda mais largas, o aerofólio integrado à tampa traseira, o difusor traseiro e o escapamento redimensionado, além das rodas de 19 polegadas com desenho exclusivo e da suspensão mais esportiva.


Jaguar controlado pelo relógio

Quase não se percebe nas imagens, mas as caixas de roda dianteiras são maiores devido à bitola mais larga (20 mm) dos novos RS 3.

Alguém mais exigente pode questionar a estética (“Mas é só isso?”), contudo, é preciso lembrar que os modelo RS da Audi são conhecidos pela discrição. As mudanças que realmente fazem a diferença não estão muito à vista. Para começar, o motor 2.5 TFSI é o 5-cilindros produzido em série mais potente do mundo, capaz de entregar 405 cv (33 cv a mais que o anterior), mesmo sendo 26 kg mais leve. O câmbio, como é de praxe, é o S Tronic robotizado de dupla embreagem, com sete marchas e tração integral quattro, com distribuição de força variável para as rodas. Curiosamente, segundo a Audi, tanto Sportback, quanto Sedan aceleram de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h, mas, opcionalmente, pode ser ampliada para 280 km/h.


Jaguar controlado pelo relógio

Por dentro, acabamento exclusivo e o elevado padrão que se espera em um modelo desse nível. O Audi Virtual Cockpit é opcional.

Na parte interna, os RS 3 trazem acabamento esportivo diferenciado, com novos revestimentos e detalhes exclusivos, como os emblemas RS e quattro na base do volante e no painel. Opcionalmente, podem ser adquiridos bancos esportivos e o já conhecido quadro de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit. A central multimídia com tela retrátil compatível com sistemas Androis Auto e Apple CarPlay também está presente, assim como diversos programas de assistência ao condutor (assistente de trânsito congestionado, controlador de velocidade adaptativo, assistente de estacionamento e leitor de placas de trânsito, por exemplo). O sistema de som também é de primeira, da marca Bang & Olufsen.


Com preço sugerido em R$ 329.990 para as duas versões, o RS 3 tem como objetivo claro conquistar clientes de BMW M2 Coupé (motor 6-cilindros e 370 cv) e de Mercedes A 45 AMG (4-cilindros turbo, 381 cv). Ou seja, a briga promete ser bastante acirrada!