Home > Revista > Momentos históricos da Porsche

Momentos históricos dos 70 anos da Porsche    

 



Fatos que marcaram a trajetória de sete décadas da marca alemã.



10/07/2018 - Texto: Autoline | Foto: Divulgação

Jaguar controlado pelo relógio

   
Porsche 356-001
Com o número de construção 356 e o de chassi 356-001, em 1948 nasce o primeiro carro da Porsche na cidade austríaca de Gmünd: o Porsche Typ 356 Roadster.

Produção em série do 356
Em 1950, a Porsche KG se instala em Stuttgart e começa a produção em série do Porsche 356.

356 SL: primeira vitória em Le Mans
Com a vitória do 356 SL na tradicional 24 Horas de Le Mans, a jovem fabricante de carros chama a atenção pela primeira vez do público internacional.

Jaguar controlado pelo relógio

   
550 Spyder
A partir de 1953, a Porsche utilizou um roadster com motor central projetado para o automobilismo e que viria a festejar uma longa série de vitórias espetaculares: o 550 Spyder.

Porsche 804 vence na Fórmula 1
Na Fórmula 1, o Porsche 804 vence o Grande Prêmio da França de 1962. No mesmo ano, o Porsche número 50.000, um 356 B, sai da linha de montagem.

901, o nascimento do mito 911
A Porsche apresenta o sucessor do 356: um cupê 2+2, com motor boxer 2.0 de seis cilindros e 130 cv. Nasce o mito 911 que, em 1963, ainda era chamado de 901.

Porsche 911 em série
Em 1964, após reclamação da Peugeot, o carro esportivo tem o nome alterado para 911, que inicia uma longa história de sucesso. Hoje, Porsche é sinônimo de 911 e 911 é sinônimo de Porsche.

911 R com design minimalista
Em 1967, o Porsche 911 R foi construído para o automobilismo. Pesando 800 kg e com um motor boxer aspirado de seis cilindros e 210 cv, o modelo era extremamente rápido.

Jaguar controlado pelo relógio

   
911 Turbo
No auge da crise do petróleo, em 1975, a Porsche lança o primeiro 911 Turbo, fabricação em série com turbocompressor de gás de escape e regulagem da pressão de admissão.

O Porsche 924 com motor dianteiro
Em 1976, a Porsche passa a produzir o 924, o primeiro esportivo da marca com motor dianteiro e com chapas de carroceria galvanizadas.

Motor turbo TAG
Em 1983, depois de 25 grandes prêmios e três campeonatos mundiais de F 1 conquistados, o V6 TAG turbo de extrema durabilidade da Porsche tornou-se o mais bem-sucedido motor alemão nas pistas.

911 Carrera 4
No aniversário de 25 anos do 911, em 1989, a Porsche apresenta o 911 Carrera 4, que foi remodelado com tração integral.

968 em duas versões
Com o 968, a Porsche introduz em 1991 o último estágio no desenvolvimento de modelos transeixo com quatro cilindros. O 968 vinha nas versões cupê e conversível.

Jaguar controlado pelo relógio

   
Conceito do Boxster
No Salão de Detroit de 1993, a Porsche apresenta o conceito de roadster com motor boxer central: o Porsche Boxster.

O Porsche 1.000.000
O Porsche número 1.000.000 é produzido em 1996 na fábrica de Zuffenhausen. Ele é dado de presente para a Polícia de Stuttgart.

911 Carrera com motor a água
Sob o lema “Evolution 911”, a nova geração do 911 recebe pela primeira vez, em 1997, motor boxer de seis cilindros com quatro válvulas e arrefecido a água.

Conceito do Carrera GT
No ano 2.000, a Porsche mostra o Carrera GT, esportivo de alto desempenho. O conceito vem com chassi em fibra de carbono e motor aspirado de 10 cilindros.

Jaguar controlado pelo relógio

   
A vez do Cayenne
Em 2002, a Porsche surpreende ao apresentar o SUV Cayenne, que se torna o modelo mais vendido da marca.

Cayman S
Em 2005, o Porsche Cayman S com motor boxer central de seis cilindros é mostrado no Salão de Frankfurt.

Porsche Panamera
Em 2009, o novo Panamera leva a tecnologia de carros esportivos da Porsche ao segmento premium.

Carro conceito 918 Spyder
No Salão de Genebra de 2010, a Porsche apresenta o veículo híbrido de alto desempenho 918 Spyder.

Jaguar controlado pelo relógio

   
SUV Macan
A Porsche acrescenta à sua linha de modelos o Macan, em 2014. O SUV menor que o Cayenne é produzido em Leipzig, na Alemanha.

O elétrico Mission E
A Porsche dá a largada para o futuro dos carros elétricos, ao mostrar o Mission E em 2015.

718 Boxster e 718 Cayman
Sob a nova denominação 718 para Boxster e Cayman, os carros esportivos de duas portas dão as caras em 2016.

911 Turbo S Exclusive Series
Em 2017, o Turbo S Exclusive Series é o 911 Turbo S mais potente. Além de sua potência aumentada, ele se distingue pelo design com materiais mais nobres.

Jaguar controlado pelo relógio

   
911 GT3 RS
Surge em 2018 um esportivo com motor boxer aspirado 4.0, seis cilindros e 520 cv de potência, o 911 GT3 RS.