Home > Revista > Mercedes nova versão do CLA

Mercedes lança nova versão do CLA  

 



Cupê de quatro portas derivado do Classe A ganha nova configuração de entrada, que custa R$ 137.900 e traz motor de 122 cv. 

 



09/02/2018 - Texto: Autoline | Foto: Divulgação

Jaguar controlado pelo relógio

As rodas de 17 polegadas (em vez de 18) e com desenho diferenciado são as diferenças externas do CLA 180 em relação à versão 200.

Com aproximadamente 500 unidades comercializadas no país no ano passado, não se pode dizer que o Mercedes-Benz CLA seja um sucesso de vendas. É preciso lembrar, porém, que se trata de um modelo Premium, e que estava disponível nas versões 200 Urban, 200 Vision e 250 Sport (além da esportiva CLA 45 AMG). Como se trata da versão sedã do hatch Classe A, a falta de uma versão mais acessível pode ter atrapalhado o desempenho comercial do modelo.


Jaguar controlado pelo relógio

Por dentro, o revestimento dos bancos mescla material sintético e tecido, mas o acabamento é de primeira, como se espera em um Mercedes.

Para reverter isso, a montadora lançou no início deste ano mais uma versão do seu cupê de quatro portas (como a Mercedes o define): o CLA 180, que traz como principais atrações o motor 1.6 turbo com injeção direta e duplo comando de válvulas, capaz de gerar 122 cv e 20,4 kgfm. Detalhe: ao contrário do propulsor que equipa as versões 200 (Urban e Vision), esse trabalha apenas com gasolina. O câmbio, em compensação, é o mesmo robotizado de dupla embreagem e sete marchas que equipa os modelos 200.


E, embora se trate de uma versão de entrada, somente os mais atentos serão capazes de perceber as diferenças visuais externas do CLA 180 em relação ao 200 Urban, por exemplo. Rodas de 17 polegadas (em vez das de 18 polegadas) e com desenho diferenciado são os únicos itens de “denunciam” o modelo, que conta com faróis e lanternas de LED e câmera de ré entre os equipamentos disponíveis.


O mesmo vale para os itens de segurança, já que o CLA 180 vem de fábrica com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e um para os joelhos do motorista), controles de estabilidade e de tração e direção com assistência elétrica, além de suspensão independente nas quatro rodas, multibraço na traseira. Por dentro, o acabamento é mais simples, com revestimento de couro sintético e tecido nos bancos e painel com revestimento diferenciado, no padrão colmeia. 


O melhor é que, de acordo com os números anunciados pela montadora, o desempenho do CLA 180 á mais do que satisfatório. Para se ter ideia, ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e pode alcançar 210 km/h de velocidade máxima. Ainda segundo a fabricante, a nova versão destina-se, preferencialmente, ao público mais jovem, por conta do visual do CLA, que foge um pouco do padrão dos sedãs convencionais. O novo Mercedes-Benz CLA 180 já pode ser encontrado nas concessionárias da marca e tem preço sugerido de R$ 137.900.