Home > Revista > Lavagem a seco sem danificação


Lavando o carro a seco sem danificar a pintura


Veja como é fácil deixar o veículo limpinho sem gastar água.


20/11/2015 - Texto: Autoline | Foto: Banco de imagens
LAVANDO O CARRO A SECO SEM DANIFICAR A PINTURA Veja como é fácil deixar o veículo limpinho sem gastar água

Com o avanço da crise hídrica no Estado de São Paulo desde 2014, os donos de veículos e o mercado de automóveis tiveram que buscar soluções para saber como lavar carros sem gastar água. Afinal, não dá para deixar o veículo sujo o tempo todo, não é mesmo? O processo danifica a pintura, deixa manchas e riscos, além do aspecto visual poluído.


Mas o que fazer então se não se pode usar água ou se a água da residência é cortada constantemente? Simples: lavar o carro a seco. E o legal desta dica é que ela serve para qualquer pessoa e o processo pode ser feito em casa mesmo. Sendo assim, quem mora em prédio e não tem garagem exclusiva e nem acesso à mangueira também pode se beneficiar.


O trabalho é bem simples, e basta um pouco de paciência, panos de microfibra e um produto específico para a lavagem a seco, que custa, em média, R$ 25,00. Ele é vendido em qualquer loja de acessórios automotivos e dá direito a algumas lavagens, dependendo do tamanho do veículo. A operação deve começar sempre pelo teto, descendo por capô, tampa traseira e laterais até as partes de baixo.


Após agitar bem o tubo, o líquido deve ser borrifado através de um spray direto na lataria e ser retirado após 20 segundos. O produto age sobre a sujeira, amolecendo os resíduos e, em seguida, quando é removido, dá aspecto de limpo e brilhante ao carro. Mas lembre-se: o serviço sempre deverá ser feito com o carro estacionado à sombra. Ao final do processo de limpeza, basta utilizar um novo pano para dar brilho e acabamento. Em pouco tempo o carro está novo de novo.