Home > Revista > Freio eletrônico

Freio eletrônico é sistema mais evoluído   

 



Freio eletrônico de estacionamento está presente em carros mais caros. 

 



10/10/2018 - Texto: Autoline | Foto: Divulgação


Jaguar controlado pelo relógio

O freio eletrônico de estacionamento é acionado a um simples toque de botão.

Várias fabricantes já estão equipando seus modelos mais refinados com o freio eletrônico de estacionamento, deixando de lado a tradicional alavanca do freio de mão. Ele é ativado por um pequeno botão instalado no console central da cabine. 

Assim, além de não exigir o menor esforço físico para acioná-lo e ser mais bonito esteticamente, o dispositivo é mais sofisticado e ajuda a preservar o automóvel, uma vez que dispensa engrenagens entre o comando e os freios.

O freio eletrônico de estacionamento funciona com um atuador elétrico. Ele é responsável por enviar um pulso às pastilhas que, por sua vez, grudam nos discos de freios, tal qual uma frenagem. 

Muitos modelos já trazem a evolução do sistema, chamado de Auto Hold. O dispositivo aciona os freios quando o carro está parado em um semáforo, por exemplo, e os desativa sempre que o motorista pisa novamente no acelerador para seguir sua viagem. 

Se o condutor acionar o freio eletrônico com o carro em movimento, o sistema detecta a velocidade desenvolvida e evita o travamento repentino das rodas. A desaceleração ocorrerá suavemente, impedindo a perda de controle do automóvel e minimizando os riscos de acidente.