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Eixo traseiro direcional

 
A novidade está presente em veículos esportivos. Saiba como funciona.

10/06/2016 - Texto: Autoline | Foto: Ford

Jaguar controlado pelo relógio

O novo Ford Focus RS já é equipado com eixo traseiro direcional
  
Você sabia que existe uma tecnologia em que o veículo, para realizar uma curva com melhor desempenho, gira as rodas traseiras para auxiliar as dianteiras? Claro que esse giro é bem menor que o da roda dianteira, porém, melhora sensivelmente a eficiência em uma curva. As principais vantagens dessa tecnologia são aumentar a agilidade sem perder estabilidade em velocidades altas e reduzir o desgaste dos pneus.
 
Como funciona?
O eixo traseiro direcional é utilizado em caminhões, ônibus e automóveis de luxo. Com estes, funciona assim: em velocidades de até 50 km/h, o sistema gira as rodas traseiras no sentido contrário ao das dianteiras. Assim, o comportamento de direção em curvas fica mais dinâmico e as manobras mais fáceis. Já acima de 80 km/h, as rodas traseiras giram no mesmo sentido das rodas dianteiras.
 
O resultado prático é maior estabilidade de direção em manobras como mudanças rápidas de pista na rodovia, por exemplo. Dependendo da situação, entre 50 e 80 km/h, ocorre uma alternância contínua entre o sentido contrário e o mesmo sentido.