Home > Revista > Contrato de compra e venda

Como fazer um contrato de compra e venda de automóvel 



Você sabe como fazer um contrato de compra e venda de automóvel?  

 



10/01/2018 - Texto: Autoline | Foto: Divulgação


Jaguar controlado pelo relógio


Ele é de suma importância tanto para quem está vendendo quanto para está comprando, visto que assegura todos os direitos em casos de inadimplência e outros fatores. Por ser uma etapa que exige alguns conhecimentos específicos, nós trouxemos o passo a passo de como montá-lo. Veja!


Defina bem os objetivos

O primeiro passo é especificar com muita clareza e objetivo todos os deveres que serão executados. Assim, assegura que algumas das partes não peça o que não foi acordado. Dessa forma, nenhuma delas deixam de cumprir com suas obrigações.


Especifique as condições de pagamento

Quanto às condições de pagamento, é preciso estipular o preço da venda e, assim, combinar qual será a forma de pagamento que o comprador utilizará. 


Portanto, é necessário também definir os prazos para que os serviços sejam feitos. Nesta cláusula é necessário traçar o limite para a entrega do trabalho, prevenindo cobranças desnecessárias.


Inclua valores de multa

O contrato de compra e venda de automóvel é uma junção dos desejos de cada um dos lados, comprador e vendedor. Sendo assim, caso haja o descumprimento por alguma das partes, o contrato precisa conter multa para evitar ou, pelo menos, diminuir as chances de atrasos no pagamento ou entrega de serviços.


Insira a rescisão de contrato

Todo contrato de compra e venda de automóvel  deve ter a possibilidade de ser rescindido, disponibilizando suporte à parte que não optar por continuar com o contrato. Mas também é importante certificar que a rescisão não vai prejudicar a outra parte, pois ela já investiu tempo e recursos para cumprir com suas obrigações.


Logo, é preciso haver uma cláusula que contemple todo o contexto do acordo para não prejudicar um dos envolvidos.


Em alguns sites é possível encontrar o modelo de contrato de compra e venda de automóvel que mais atenda suas necessidades. Também há a possibilidade de personalizá-lo de acordo com as necessidades de cada pessoa.


Agora que você já sabe como fazer um contrato de compra e venda de automóvel, o segundo passo é realizar a consulta de débitos de veículos. Boa leitura!