Home > Revista > Caoa passa a controlar a Chery

Caoa passa a controlar a Chery     

 




Empresa torna-se parceira da marca chinesa na operação brasileira.  

 



03/12/2017 - Texto: Autoline | Foto: Divulgação

 

Fit 2018 está mais equipado


No mapa-múndi da indústria automotiva, são inúmeros os casos de joint-ventures, fusões e alianças envolvendo montadoras. Uma fabricante detém parte da outra que, por sua vez, produz veículos sobre a mesma plataforma de uma terceira e por aí vai. 


Dois casos bem emblemáticos são dos grupos FCA (Fiat e Chrysler, cujo controle acionário já pertenceu à Mercedes-Benz), PSA (Peugeot e Citroën e que acaba de incorporar a Opel, ex-General Motors) e Aliança Renault-Nissan, que passa a cuidar também das operações da Mitsubishi.

 

Uma novidade vem causando muita agitação no mercado brasileiro: o anúncio de que o grupo Caoa – importadora da Hyundai no Brasil e que fabrica alguns modelos da marca coreana em Anápolis (GO) – passará a controlar as operações da chinesa Chery no país. 

 

A Chery tem fábrica própria, em Jacareí (SP), e representação oficial por aqui. As vendas, porém, estão minguando (3.000 unidades por ano) e seus carros têm a imagem de ser pouco confiáveis. Para estancar esse momento negativo, ela resolveu mudar drasticamente de rumo, confiando seu futuro a uma empresa com know-how nesse tipo de cenário. 

 

A nova empresa chama-se Caoa Chery, que distribuirá seus carros para toda a América Latina e fará investimentos de US$ 2 bilhões nos próximos cinco anos. Em um comunicado denominado “Nasce um gigante brasileiro”, a Caoa afirma que “a parceria estratégica agrega a tecnologia de ponta da indústria chinesa com a experiência do time de engenheiros e tecnólogos da Caoa, para lançar a nova marca Caoa Chery, 100% nacional”.

 

Nos complexos de Anápolis – que está em fase de expansão -- e Jacareí, a Caoa Chery produzirá novos sedãs e utilitários esportivos. A aposta da parceria é que a ampla rede de 180 concessionárias do grupo Caoa e a carteira de 80 mil clientes da Chery no Brasil consigam dar um considerável upgrade nas vendas dos modelos Chery. Um dos produtos que serão fabricados será o SUV Tiggo 2, mas muitos outros automóveis deverão integrar o portfólio da nova empresa.