Home > Revista > Audi Q8 é SUV topo de linha

Audi Q8 é SUV topo de linha da marca alemã    

 



Novo Audi Q8 será mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo.



05/07/2018 - Texto: Autoline | Foto: Divulgação

Jaguar controlado pelo relógio

A enorme grade dianteira identifica a linha de SUVs da Audi.
   
A Audi batizou sua linha de SUVs com a letra Q e, depois dos modelos Q3, Q5 e Q7, a família ganha o utilitário esportivo Audi Q8. Com 4,99 metros de comprimento, 2 m de largura e 1,71 m de altura, ele é mais largo, curto e baixo que o Q7, garantindo-lhe aspecto de cupê. Já a distância entre-eixos de quase 3 metros oferece espaço de sobra para todos os ocupantes. O Audi Q8 começa a ser vendido na Europa este ano e deverá ser exibido no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.
 
Um dos destaques do Audi Q8 é o conjunto mecânico. O motor 3.0 turbodiesel de 290 cv de potência e 61,2 kgfm de torque trabalha em conjunto com o câmbio automático de oito velocidades. Segundo a marca, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e chega a 231 km de velocidade máxima. A Audi pretende oferecer outras versões do Q8: as duas 3.0 turbodiesel, mas com 234 cv e 344 cv, respectivamente.
 
No design, a enorme grade dianteira do Audi Q8, chamada de Singleframe com design octogonal, revela a nova identidade da família Q. O spoiler pronunciado e as entradas de ar com contornos destacados realçam o visual diferenciado. Os faróis são de LED, com efeito tridimensional das luzes diurnas.
 
O Audi Q8 dispõe de diferencial central mecânico, que divide as forças para o eixo dianteiro e traseiro na proporção de 40:60 em condições normais. Quando necessário, ele transfere a maior parte dessa força para o eixo com melhor tração. A suspensão com controle de amortecedor é de série.

 Jaguar controlado pelo relógio
O Q8 tem vários dispositivos de assistência ao motorista a central multimídia intuitiva.

Por dentro, chama atenção o conceito operacional MMI, em que todas as funções são acessadas por meio de dois grandes monitores. A tela superior de 10,1 polegadas é usada para controlar a central multimídia e o sistema de navegação, ao pásso que o display de 8,6 polegadas tem funções de aquecimento, ar-condicionado e entrada de texto.
 
O Audi Q8 traz uma série de sistemas de assistência ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de mudança de faixas, aviso de meio-fio e câmeras de 360 graus.