Home > Revista > Lâmpadas de LED

As vantagens das lâmpadas de LED    

 



Tecnologia é mais eficiente e segura que a iluminação incandescente. 

 



09/05/2018 - Texto: Autoline | Foto: Divulgação

Jaguar controlado pelo relógio

As lâmpadas de LED são 70% mais econômicas que as halógenas.
 
A tecnologia dos faróis de LED, sigla em inglês para diodos emissores de luz, está cada vez mais presente na indústria automotiva nacional. Pequenas luzes que trabalham ao mesmo tempo, as lâmpadas de LED são comprovadamente mais eficientes que as incandescentes.

Elas atuam por meio da passagem de corrente por um filamento que gera calor e luz. Enquanto a iluminação incandescente gera 15 lumens/watt, a de LED produz 20, ou seja, é 13% superior. Isso porque quase toda a sua energia é convertida em luz e apenas uma pequena parte em calor.
Há outras vantagens: a lâmpada de LED é mais durável que a convencional. Pode durar 5.000 horas e economiza cerca de 70% de energia em comparação às halógenas, que têm vida útil de aproximadamente 1.000 horas.

Além disso, o LED não emite raios infravermelho e ultravioleta – que podem fazer mal à saúde –, não interfere em outros sistemas eletrônicos do veículo, dispensa o uso de filtros e não fustiga a visão dos motorista que vêm em sentido contrário.

O LED também traz benefícios para a segurança, pois seu tempo de resposta é cerca de meio segundo mais rápido que a lâmpada convencional, intervalo capaz de fazer a diferença para impedir um acidente. Assim, a luz de freio acende quase que instantaneamente quando o motorista pisa no pedal. Segundo especialistas, a rapidez e a nitidez da luz diminuem em até 60% a possibilidade de uma batida.

Outra demonstração da eficiência das lâmpadas de LED é a sua luz mais brilhante que a das halógenas. Também são mais resistentes a impactos e vibrações e não esquentam enquanto estão sendo usadas. O único inconveniente é que o LED ainda custa mais caro que a iluminação convencional.