Home > Revista > A volta do Gol GT?

A volta do Gol GT? 



Volkswagen recria lenda dos anos 1980 em uma versão mais contemporânea



14/11/2016 - Texto: Autoline | Foto: Divulgação / Volkswagen 


Gol: número 1 em sinistro


Calma, é só um exercício de design. Mas o Volkswagen Gol GT Concept reacendeu a chama dos anos 1980 no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Baseado no Gol duas portas, a releitura moderna do lendário Gol GT, de 1984, pode virar realidade e surgir já em 2017. 


O showcar foi elaborado pela equipe de design da VW do Brasil sob o comando de José Carlos Pavone, gerente executivo de design para a Volkswagen na América do Sul. “O Gol GT Concept capta o olhar de uma criança para um modelo esportivo. É um presente aos fãs da marca e a essa nova geração de apaixonados por automóveis”, diz Pavone.


A carroceria de duas portas é toda pintada na inédita cor metálica Cinza Volcano, desenvolvida especialmente para o conceito, com o objetivo de ressaltar os detalhes em tom vermelho Lava Red – como nas laterais, retrovisores, para-choques dianteiro e traseiro e grade dianteira. Todo o carro é contornado por uma linha de base vermelha, evidenciando sua presença. As pinças de freio também são vermelhas.


Gol: número 1 em sinistro


Na dianteira, o Gol GT Concept traz grade do tipo colmeia com pintura preta brilhante. O para-choque tem design agressivo e integra as luzes de uso diurno e o defletor de ar. Os faróis são duplos, do tipo full LED. Nas laterais, chamam atenção as rodas “Serron”, diamantadas, de 18 polegadas. O logotipo, localizado na altura da linha de cintura, é feito de alumínio. 


Próxima às rodas traseiras, a logomarca faz referência ao Gol GT de 1984. Apliques na região da soleira dão ao modelo aspecto rebaixado. Na traseira, uma faixa preta liga as lanternas escurecidas, em mais uma referência ao Gol GT. O aerofólio duplo está combinado à terceira luz de freio. O adesivo com o logotipo GT é uma interpretação moderna do logo original.


Por dentro, mais esportividade. Os bancos do tipo concha trazem o emblema da versão e faixas degradê, como no Gol GT. O volante esportivo tem base reta e o emblema GT gravado. Os painéis de portas foram redesenhados e há referências ao primeiro Gol GT, como os acabamentos horizontais nas telas dos alto-falantes e dos tweeters. 


As saídas de ar têm desenho exclusivo – os direcionadores possuem formato tipo colmeia, com largas molduras de alumínio. Os pedais são revestidos com capa esportiva de alumínio, assim como a alavanca de câmbio. As soleiras de portas também trazem o logo GT.


Gol: número 1 em sinistro