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A evolução do volante do Mustang 

 



Componente ajuda a contar a história de 54 anos do superesportivo da Ford. 

 



12/01/2018 - Texto: Autoline | Foto: Divulgação

Jaguar controlado pelo relógio

O volante passou por várias mudanças ao longo de meio século de trajetória.

A Ford acaba de lançar no Brasil a nova geração do Mustang, superesportivo com mais de meio século de história e inovações. O puro-sangue é um ícone de design e tecnologia, aspectos que são revelados em alguns detalhes do carro. Um deles é o volante, que mostra a preocupação da marca com o constante desenvolvimento do modelo, com funções que retratam a estética e o grau técnico de cada época.  

 

No primeiro Mustang, de 1964, o volante era grande, fino e só incorporava a buzina. Hoje, ele reúne mais funções, são digitais e acompanham o avanço da eletrônica embarcada. Acompanhe a evolução dos volantes do esportivo. 

 

1964: A primeira geração do Mustang introduziu o padrão clássico de capô longo, cabine estreita e traseira curta. O interior tinha um volante emblemático de três raios de alumínio com aro reproduzindo madeira e a buzina no centro. O diâmetro de 16 polegadas facilitava as manobras, pois a assistência hidráulica era opcional. 

1967: A direção ajustável em sete posições permitia ao motorista escolher a melhor posição para dirigir, além de facilitar a entrada e saída do veículo. A direção assistida com relação rápida dava uma sensação mais esportiva. 

1968: O Mustang introduziu a coluna de direção retrátil para reduzir a possibilidade de lesão em acidentes. O volante de dois raios também ganhou uma seção central maior e almofadada, com buzina no aro de metal. 

1974: Em sua segunda geração, o carro ganhou volante de dois raios revestido em couro. A opção de direção assistida permitiu o desenvolvimento de um volante menor, de 15 polegadas. 

1979: O volante de dois raios foi substituído pelo de quatro. Os comandos do limpador de para-brisa e faróis passaram para uma haste na coluna de direção. O piloto automático, oferecido em versões com transmissão manual, era controlado por botões no volante. 

1984: O Mustang SVO (Special Vehicle Operations), versão de alta performance com motor turbo de quatro cilindros, tinha volante de três raios com ajuste de altura e profundidade, aro mais grosso e diâmetro de pegada esportiva. Os logotipos Ford e SVO vinham gravados no centro do revestimento de couro. 

1990: O Mustang recebeu seu primeiro airbag de série, instalado no centro do volante. Com isso, a buzina foi transferida para dois botões laterais. 

1994: A quarta geração do Mustang fez uma homenagem ao modelo original de 1964, com cockpit duplo e formas esculpidas no painel. Vários comandos ficaram mais fáceis de usar, aumentando a praticidade e segurança. O comando da buzina voltou para o centro, integrado à tampa articulada do airbag. 

2005: O volante de três raios da quinta geração do Mustang fez uma releitura do modelo 1965-1967, com raios de polímero, ou opcionalmente de alumínio. 

2010: Com a tecnologia Sync, muitos botões foram adicionados para os comandos de voz do telefone, músicas e rádio. O emblema central de acrílico foi trocado por um de alumínio polido, estampando o cavalinho ou uma cobra, no caso do Shelby GT500. 

2013: O volante tornou-se o centro de controle de tecnologia do carro. Passou a incluir um botão de quatro vias, além de um “OK” para controle da tela do painel de instrumentos. Nos modelos Boss 302 e Shelby GT500 era revestido de couro Alcantara. 

2015: Na sexta geração, o volante redesenhado incorpora até 20 botões. Os da direita comandam o Sync e o rádio, enquanto os da esquerda controlam o piloto automático adaptativo e a tela do painel de instrumentos. As borboletas de controles de marcha no volante foram oferecidas pela primeira vez no Mustang com transmissão automática. 

2017: O volante do Mustang 2018 mostra a evolução tecnológica do esportivo, acrescentando funções como os modos de direção e controle de arrancada, além dos comandos do quadro de instrumentos digital de 12 polegadas, que oferece vários layouts de tela.