No hall da fama 





10 modelos que fazem parte da história do mundo automotivo.

 

28/12/2016 - Texto: Autoline | Foto: Divulgação


Desde Benz Patent-Motorwagen, o primeiro carro com motor a combustão que se tem notícia, apresentado em 1886, a indústria automotiva vem ganhando musculatura e, em 130 anos, produziu uma infinidade de mitos que entraram para a história. Selecionar apenas dez é tema de conversas acaloradas porque dificilmente haverá consenso. Mas nós tentamos. Veja alguns modelos que mais fizeram sucesso no mundo.


1. Ford Modelo T

Produção: de 1908 a 1927

O Ford T inaugurou a linha de montagem e ajudou a disseminar a cultura do automóvel pelo mundo. Ao longo de sua trajetória, foram, produzidas 15,5 milhões de unidades.

Gol: número 1 em sinistro


2. VW Fusca

Produção: desde 1938

O Fusca nasceu da ideia de Adolf Hitler, que queria um carro simples e acessível para o povo alemão. Fabricado em 15 países, virou mito. Entre idas e vindas, ainda é vendido no Brasil, mas com design bem diferente do original.

Gol: número 1 em sinistro


3. Toyota Corolla

Produção: desde 1966

O Corolla surgiu como proposta modesta da Toyota: era menor e tinha motor 1.1. Com o tempo, cresceu na mesma proporção que seu sucesso. Hoje, é um sedã confortável, eficiente e confiável. Já vendeu mais de 40 milhões de unidades.  

Gol: número 1 em sinistro


4. Fiat 500

Produção: desde 1957

A Fiat sabia fazer carros pequenos: nos anos 1930, já havia produzido o Topolino, que foi substituído pelo Cinquecento. Com menos de 3 metros e muito charmoso, arrebatou gerações e se mantém ainda hoje.

Gol: número 1 em sinistro


5. Porsche 911

Produção: desde 1963

Falar de Porsche sem lembrar do 911 é como discorrer sobre o Vaticano sem citar o papa. Trata-se de um dos esportivos mais longevos do mundo e que conserva os traços do design original.

Gol: número 1 em sinistro


6. Citroën DS

Produção: de 1955 a 1975

Foi um dos automóveis mais revolucionários de sua geração, tanto no desenho quanto na mecânica. Ele tinha suspensão hidropneumática, câmbio manual sem pedal de embreagem e sistema hidráulico para freios. Hoje, DS é marca premium da Citroën.

Gol: número 1 em sinistro


7. Ford Mustang

Produção: desde 1964

Quando foi lançado, o Mustang alcançou sucesso imediato. Anos mais tarde, viveu períodos de tormenta, mas a Ford jamais cogitou tirá-lo de linha. Medida acertada: o carro reencontrou seu caminho e hoje é uma unanimidade.

Gol: número 1 em sinistro


8. Chevrolet Corvette

Produção: desde 1953

O Corvette foi uma resposta do mercado americano para a invasão de modelos ingleses nos Estados Unidos nos anos 1950. O modelo enfrentou momentos de baixa, mas soube se renovar e ganhou fama mundo afora.

Gol: número 1 em sinistro


9. DeLorean DMC-12

Produção: de 1981 a 1983

O carro tinha carroceria de aço inoxidável e desenho assinado pelo célebre designer italiano Giorgetto Giougiaro, que adotou portas asas de gaivota. A consagração, porém, veio com a trilogia "De volta para o futuro", um campeão de bilheteria nos cinemas.

Gol: número 1 em sinistro


10. Ferrari F40

Produção: de 1987 a 1996

Seria imperdoável esquecer da Ferrari numa lista de carros famosos. A F40 foi lançada para comemorar as quatro décadas da marca e não era, veja só, a menina dos olhos do comendador Enzo Ferrari. Também por isso o superesportivo sempre chamou tanta atenção.

Gol: número 1 em sinistro